quinta-feira, 30 de junho de 2016

Os 10 passos para ser um excelente escritor e leitor

1 º –    Elimine o lápis: aprenda a escrever de caneta, pois em suas redações futuras só poderás escrever de caneta.
2º – Exclua a borracha: quando errar uma palavra ou frase apenas passe um traço na palavra/frase (ex.: boracha borracha). Assim você sente a necessidade de grafar sem errar e aprenderá a escrever esteticamente melhor. A estética na redação, se faz necessária em todo meio da sociedade.   
3º – Caderno borrão: além de nos qualificarmos na produção de textos, auxilia-nos na estética da escrita, nos ajuda a visualizar/perceber a evolução de nossa aprendizagem e  nos estimular a se dedicar nos estudos.
 4º – Definir a grafia: NÃO precisamos de cadernos de caligrafia e sim redefinir nossa letra, pois cada letra é um símbolo único – quer dizer: devemos escrever de forma que todos consigam ler, pois estamos escrevendo para outras pessoas lêm.
5º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos e símbolos de linguagens.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma se aprender a escrever textos,  pois faz parte de nosso dia-a-dia,  onde conseguimos  transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando-nos para outros tipos de produções textuais.Exemplos desse tipo de texto: diário, fatos do cotidiano ( você descreverá sobre um cachorro que pegou uma criança) ,...

10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto - isto quer dizer que, nos preocuparemos em escrever tudo sobre o assunto que estamos escrevendo.

Fonte das imagens:
https://thumbs.dreamstime.com/z/vetor-do-livro-de-leitura-das-crianas-9723876.jpg
https://aviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com/2013/01/385353_398672863549318_1601067294_n.jpg




terça-feira, 28 de junho de 2016

LETRAMENTO OU ALFABETIZAÇÃO PASSO–A–PASSO

1º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura,  isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
2º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
3º – Ler devagar: ajuda-nos a ler  melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos de linguagens.
4º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
5º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando o educando para outros tipos de produções textuais.

6º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
7º –    Eliminar o lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
8º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e outro arrumadinho.
9º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
10º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos consigam ler,  tendo na mente que estão escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.

Os 10 passos para transformar seu educando em um excelente escritor


1 º –    Eliminar o lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
2º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e outro arrumadinho.
3º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
4º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos consigam ler,  tendo na mente que estão escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
5º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura,  isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler devagar: ajuda-nos a ler  melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos de linguagens.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando o educando para outros tipos de produções textuais.

10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.

domingo, 21 de abril de 2013

ATIVIDADES DO PROJETO



As atividades desenvolvidas, tinham carência de todos os tipos de recursos.
Hoje, com os recursos do projeto as crianças e jovens  já conseguem desenvolver desde simples atividades a aulas de música, com mais conforto e material lúdico,...

OBJETIVOS DO PROJETO E MATERIAIS ADQUIRIDOS



1 – Adquirir acervos literários o suficiente para desenvolver e estimular o hábito de leitura nos pequenos cidadãos da comunidade Tancredo Neves e Bairros vizinhos;
2 – Possibilitar aos jovens apreciação a leituras dinâmicas, contextualizadas e metodologias pautadas para a vivencia a partir de conteúdo e lições que sirvam para sua vida acadêmica, social e cultura, acompanhada de auxílio e orientação na interpretação e dramatização das mesmas, que aconteceram nas manhãs de sábados, num espaço cedido pelo Templo Irmão Samaritano localizado no Bairro Tancredo Neves.
3 – Proporcionar aos pequenos leitores, leitura reflexiva, interpretação e dramatização das mesmas.
4 – Proporcionar empréstimos de livros para estudo e aperfeiçoamento das dramatizações;
5- Apresentações de dramatizações a comunidade, como apresentação de resultados obtidos a partir das leituras;
6- Disseminar a educação cristã a crianças, adolescente e jovem e transmitir o Evangelho de forma ecumênica, bem como fazer com que seus pais possam participar ativamente da educação moral de seus filhos;
7- Proporcionar o encontro dos infantes e jovens, com o  Ecumenismo através de  laços que busque a  paz e a harmonia entre os  cristãos e todas as religiões,  por meio de discursões que despertem os pequenos cidadãos a  terem novas atitudes  e valores a   humanidade.
8- Implantar diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a diversidade entre as igrejas;
9- Identificar o termo ecumênico como algo que vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas;
10- Ampliar a qualidade da leitura e escrita, como também em matemática, desenho, pintura e musica;
11- Desenvolver o interesse pela prática da leitura nos infantes, adolescentes e jovens;
12- Leva-los a atuar, como: escritor, leitor, ator, artista,...

JUSTIFICATIVA DO PROJETO





O Templo Irmão Samaritano, atende há mais de 10 anos a comunidade Tancredo Neves e áreas próximas, com cestões de frutas e legumes, sopas e atividades religiosas para os pequenos e jovens cidadãos (  mais ou menos 120) todos os sábados.  

  Há dois anos venho trabalhando nesta comunidade e percebi que sua clientela é desprovida de quaisquer atividades lúdicas e culturais, além da leitura e apreciação da mesma serem praticamente precárias a ponto de a maioria de seus pequenos cidadãos em fase escolar serem iletrados - por não conseguirem entender ou decifrar o que leem.

      Assim, com intenção de ampliar e melhorar esse atendimento nessa comunidade através do universo lúdico e literário, além de buscar auxiliar no desempenho da leitura e interpretação de textos nas crianças e  adolescentes em fase escolar, proporcionando-os a função poética cultural e literário ao levá-los a interagir com o mundo da leitura  sem fim e estimulá-los no extravasar de suas emoções e sentimentos culturais a partir da interpretação e dramatizações das mesmas e jogos lúdicos,  considerando que toda expressão nos inseri num mundo versado, se bem orientado e direcionado por instrutores capazes de auxiliar esta interação no educando leitor.
Portanto, busquei apoio na Lei de Incentivo a Cultura, através do projeto CANTINHO DE LEITURAS PARA A VIDA COM BRINQUEDOTECA, buscar recursos que possibilitassem  desenvolver um universo literário na comunidade e atividades ludicas,  possibilitando a todos adentrarem no mundo de histórias sem fim e  permitirem-se ao letramento necessários para a vida social e acadêmica, através de um espaço dinâmico, colorido, ativo e com muita magia para despertar nestes pequenos cidadãos o gosto  e o prazer do mundo da leitura e apreciação da mesma.
   Logo, levar a leitura a comunidades carentes deste tipo de fomentação cultural é o objeto da lei te incentivo a cultura e deste projeto, na arte de fazer com que outros também possam se ver na cultura, na obra, nos livros, nas poesias na vida e nas brincadeiras, levando o educando em fase escolar a desenvolver habilidades leitoras para vida de forma em que os mesmos busquem se auto afirmar na exploração crítica e reflexiva do mundo em sua volta .