domingo, 21 de abril de 2013

JUSTIFICATIVA DO PROJETO





O Templo Irmão Samaritano, atende há mais de 10 anos a comunidade Tancredo Neves e áreas próximas, com cestões de frutas e legumes, sopas e atividades religiosas para os pequenos e jovens cidadãos (  mais ou menos 120) todos os sábados.  

  Há dois anos venho trabalhando nesta comunidade e percebi que sua clientela é desprovida de quaisquer atividades lúdicas e culturais, além da leitura e apreciação da mesma serem praticamente precárias a ponto de a maioria de seus pequenos cidadãos em fase escolar serem iletrados - por não conseguirem entender ou decifrar o que leem.

      Assim, com intenção de ampliar e melhorar esse atendimento nessa comunidade através do universo lúdico e literário, além de buscar auxiliar no desempenho da leitura e interpretação de textos nas crianças e  adolescentes em fase escolar, proporcionando-os a função poética cultural e literário ao levá-los a interagir com o mundo da leitura  sem fim e estimulá-los no extravasar de suas emoções e sentimentos culturais a partir da interpretação e dramatizações das mesmas e jogos lúdicos,  considerando que toda expressão nos inseri num mundo versado, se bem orientado e direcionado por instrutores capazes de auxiliar esta interação no educando leitor.
Portanto, busquei apoio na Lei de Incentivo a Cultura, através do projeto CANTINHO DE LEITURAS PARA A VIDA COM BRINQUEDOTECA, buscar recursos que possibilitassem  desenvolver um universo literário na comunidade e atividades ludicas,  possibilitando a todos adentrarem no mundo de histórias sem fim e  permitirem-se ao letramento necessários para a vida social e acadêmica, através de um espaço dinâmico, colorido, ativo e com muita magia para despertar nestes pequenos cidadãos o gosto  e o prazer do mundo da leitura e apreciação da mesma.
   Logo, levar a leitura a comunidades carentes deste tipo de fomentação cultural é o objeto da lei te incentivo a cultura e deste projeto, na arte de fazer com que outros também possam se ver na cultura, na obra, nos livros, nas poesias na vida e nas brincadeiras, levando o educando em fase escolar a desenvolver habilidades leitoras para vida de forma em que os mesmos busquem se auto afirmar na exploração crítica e reflexiva do mundo em sua volta . 

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