terça-feira, 28 de junho de 2016

Os 10 passos para transformar seu educando em um excelente escritor


1 º –    Eliminar o lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
2º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e outro arrumadinho.
3º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
4º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos consigam ler,  tendo na mente que estão escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
5º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura,  isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler devagar: ajuda-nos a ler  melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos de linguagens.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando o educando para outros tipos de produções textuais.

10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.

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