1 º – Eliminar o
lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
2º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha
estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na
acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e
outro arrumadinho.
3º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a
visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar
nos estudos, como também na estética de suas redações.
4º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de
caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos
consigam ler, tendo na mente que estão
escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
5º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém
ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e
leiamos melhor.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura,
quer dizer – parar de ficar adivinhando
as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção
na decifração dos códigos de linguagens.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em
todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero
textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir
o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas
do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los de forma qualitativa, qualificando o educando
para outros tipos de produções textuais.
10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção
textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado
para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro
uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos
considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não
quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
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