1º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém
ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e
leiamos melhor.
2º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa
leitura, quer dizer – parar de ficar
adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
3º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa
atenção na decifração dos códigos de linguagens.
4º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em
todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
5º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste
gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar
e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia
estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los de forma qualitativa, qualificando o educando
para outros tipos de produções textuais.
6º – Não limitar quantidades de linhas numa produção
textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado
para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro
uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual.
Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e
não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
7º – Eliminar o
lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
8º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha
estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na
acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e
outro arrumadinho.
9º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a
visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se
dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
10º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de
caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos
consigam ler, tendo na mente que estão
escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário