segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
A educação
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sábado, 29 de abril de 2017
Bingos: Bingo de silabas Cursivas, Bingo do Alfabeto,Bingo dos Animais Domésticos e Selvagens
Caro educador, aqui você encontra alguns BINGOS, como uma das atividades alfabetizadoras que incentivam o discente a gostar de aprender e participar das atividades continuamente. Você só precisa entrar em contato comigo pelo e-mail (mcbortoli@gmail.com) e adquiri o PDF da atividade de sua escolha.
quinta-feira, 30 de junho de 2016
Os 10 passos para ser um excelente escritor e leitor
1 º – Elimine o lápis: aprenda a escrever de caneta, pois em suas redações futuras só poderás escrever de caneta.
2º – Exclua a borracha: quando errar uma palavra ou frase apenas passe um traço na palavra/frase (ex.: boracha borracha). Assim você sente a necessidade de grafar sem errar e aprenderá a escrever esteticamente melhor. A estética na redação, se faz necessária em todo meio da sociedade.
3º – Caderno borrão: além de nos qualificarmos na produção de textos, auxilia-nos na estética da escrita, nos ajuda a visualizar/perceber a evolução de nossa aprendizagem e nos estimular a se dedicar nos estudos.
4º – Definir a grafia: NÃO precisamos de cadernos de caligrafia e sim redefinir nossa letra, pois cada letra é um símbolo único – quer dizer: devemos escrever de forma que todos consigam ler, pois estamos escrevendo para outras pessoas lêm.
5º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos e símbolos de linguagens.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer – parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma se aprender a escrever textos, pois faz parte de nosso dia-a-dia, onde conseguimos transcrevê-los de forma qualitativa, qualificando-nos para outros tipos de produções textuais.Exemplos desse tipo de texto: diário, fatos do cotidiano ( você descreverá sobre um cachorro que pegou uma criança) ,...
10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto - isto quer dizer que, nos preocuparemos em escrever tudo sobre o assunto que estamos escrevendo.
Fonte das imagens:
https://thumbs.dreamstime.com/z/vetor-do-livro-de-leitura-das-crianas-9723876.jpg
https://aviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com/2013/01/385353_398672863549318_1601067294_n.jpg
terça-feira, 28 de junho de 2016
LETRAMENTO OU ALFABETIZAÇÃO PASSO–A–PASSO
1º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém
ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e
leiamos melhor.
2º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa
leitura, quer dizer – parar de ficar
adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
3º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa
atenção na decifração dos códigos de linguagens.
4º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em
todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
5º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste
gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar
e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia
estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los de forma qualitativa, qualificando o educando
para outros tipos de produções textuais.
6º – Não limitar quantidades de linhas numa produção
textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado
para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro
uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual.
Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e
não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
7º – Eliminar o
lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
8º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha
estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na
acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e
outro arrumadinho.
9º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a
visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se
dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
10º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de
caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos
consigam ler, tendo na mente que estão
escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
Os 10 passos para transformar seu educando em um excelente escritor
1 º – Eliminar o
lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
2º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha
estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na
acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e
outro arrumadinho.
3º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a
visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar
nos estudos, como também na estética de suas redações.
4º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de
caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos
consigam ler, tendo na mente que estão
escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
5º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém
ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e
leiamos melhor.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura,
quer dizer – parar de ficar adivinhando
as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção
na decifração dos códigos de linguagens.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em
todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero
textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir
o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas
do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los de forma qualitativa, qualificando o educando
para outros tipos de produções textuais.
10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção
textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado
para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro
uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos
considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não
quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
domingo, 21 de abril de 2013
ATIVIDADES DO PROJETO
As
atividades desenvolvidas, tinham carência de todos os tipos de recursos.
Hoje,
com os recursos do projeto as crianças e jovens já conseguem desenvolver desde simples
atividades a aulas de música, com mais conforto e material lúdico,...
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OBJETIVOS DO PROJETO E MATERIAIS ADQUIRIDOS
1 – Adquirir acervos literários o suficiente para desenvolver e estimular o hábito de leitura nos pequenos cidadãos da comunidade Tancredo Neves e Bairros vizinhos;
2 – Possibilitar aos
jovens apreciação a leituras dinâmicas, contextualizadas e metodologias
pautadas para a vivencia a partir de conteúdo e lições que sirvam para sua vida
acadêmica, social e cultura, acompanhada de auxílio e orientação na
interpretação e dramatização das mesmas, que aconteceram nas manhãs de sábados,
num espaço cedido pelo Templo Irmão Samaritano localizado no Bairro Tancredo
Neves.
3 – Proporcionar aos
pequenos leitores, leitura reflexiva, interpretação e dramatização das mesmas.
4 – Proporcionar
empréstimos de livros para estudo e aperfeiçoamento das dramatizações;
5- Apresentações de
dramatizações a comunidade, como apresentação de resultados obtidos a partir
das leituras;
6- Disseminar a educação cristã a crianças,
adolescente e jovem e transmitir o Evangelho de forma ecumênica, bem como fazer
com que seus pais possam participar ativamente da educação moral de seus
filhos;
7-
Proporcionar o encontro dos infantes e jovens, com o Ecumenismo através de laços que busque a paz e a harmonia entre os cristãos e todas as religiões, por meio de discursões que despertem os
pequenos cidadãos a terem novas
atitudes e valores a humanidade.
8-
Implantar diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências
históricas e culturais, a partir de uma reconciliação cristã que aceite a
diversidade entre as igrejas;
9-
Identificar o termo ecumênico como algo que vai além das diferenças
geográficas, culturais e políticas entre diversas igrejas;
10-
Ampliar a qualidade da leitura e escrita, como também em matemática, desenho,
pintura e musica;
11-
Desenvolver o interesse pela prática da leitura nos infantes, adolescentes e
jovens;
12-
Leva-los a atuar, como: escritor, leitor, ator, artista,...
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