sábado, 29 de abril de 2017

Bingos: Bingo de silabas Cursivas, Bingo do Alfabeto,Bingo dos Animais Domésticos e Selvagens

      Caro educador, aqui você encontra alguns BINGOS, como uma das atividades alfabetizadoras que incentivam o discente a  gostar de aprender e participar das atividades continuamente. Você só precisa entrar em contato comigo pelo e-mail (mcbortoli@gmail.com) e adquiri o PDF da atividade de sua escolha. 
       
   


    

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Os 10 passos para ser um excelente escritor e leitor

1 º –    Elimine o lápis: aprenda a escrever de caneta, pois em suas redações futuras só poderás escrever de caneta.
2º – Exclua a borracha: quando errar uma palavra ou frase apenas passe um traço na palavra/frase (ex.: boracha borracha). Assim você sente a necessidade de grafar sem errar e aprenderá a escrever esteticamente melhor. A estética na redação, se faz necessária em todo meio da sociedade.   
3º – Caderno borrão: além de nos qualificarmos na produção de textos, auxilia-nos na estética da escrita, nos ajuda a visualizar/perceber a evolução de nossa aprendizagem e  nos estimular a se dedicar nos estudos.
 4º – Definir a grafia: NÃO precisamos de cadernos de caligrafia e sim redefinir nossa letra, pois cada letra é um símbolo único – quer dizer: devemos escrever de forma que todos consigam ler, pois estamos escrevendo para outras pessoas lêm.
5º – Ler devagar: ajuda-nos a ler melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos e símbolos de linguagens.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura, isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma se aprender a escrever textos,  pois faz parte de nosso dia-a-dia,  onde conseguimos  transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando-nos para outros tipos de produções textuais.Exemplos desse tipo de texto: diário, fatos do cotidiano ( você descreverá sobre um cachorro que pegou uma criança) ,...

10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto - isto quer dizer que, nos preocuparemos em escrever tudo sobre o assunto que estamos escrevendo.

Fonte das imagens:
https://thumbs.dreamstime.com/z/vetor-do-livro-de-leitura-das-crianas-9723876.jpg
https://aviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com/2013/01/385353_398672863549318_1601067294_n.jpg




terça-feira, 28 de junho de 2016

LETRAMENTO OU ALFABETIZAÇÃO PASSO–A–PASSO

1º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura,  isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
2º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
3º – Ler devagar: ajuda-nos a ler  melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos de linguagens.
4º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
5º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando o educando para outros tipos de produções textuais.

6º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.
7º –    Eliminar o lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
8º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e outro arrumadinho.
9º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
10º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos consigam ler,  tendo na mente que estão escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.

Os 10 passos para transformar seu educando em um excelente escritor


1 º –    Eliminar o lápis: treinar o (os) educando(os) para as futuras redações, onde não podem utilizar borracha e nem lápis.
2º – Excluir borrachas: a não utilização de borracha estimula o aluno a prestar mais atenção em sua escrita, na leitura, na acentuação,..., e a passar a limpo suas atividades – ter um caderno borrão e outro arrumadinho.
3º – Caderno borrão: auxilia o educando e docente a visualizar/perceber a evolução no letramento e estimula-o cada vez mais a se dedicar nos estudos, como também na estética de suas redações.
4º – Definir a grafia: eles não precisam de caderno de caligrafia e sim redefinir sua grafia – quer dizer: escrever de forma que todos consigam ler,  tendo na mente que estão escrevendo para outras pessoas lêm e que cada letra é um símbolo único.
5º – Ler para alguém ouvir: quando lemos para alguém ouvir, essa pessoa sempre nos ajuda a perceber nossas falhas na leitura,  isso faz com que prestemos mais atenção e leiamos melhor.
6º – Ler com atenção: dentre outros assuntos numa leitura, quer dizer –  parar de ficar adivinhando as palavras ou frases e apenas ler o que esta escrito.
7º – Ler devagar: ajuda-nos a ler  melhor e com mais atenção, pois aumenta nossa atenção na decifração dos códigos de linguagens.
8º – Declamação e/ou teatro: aperfeiçoa nossa leitura em todos os sentidos, principalmente quanto a pontuação e acentuação.
9º – Produção de fatos do cotidiano: a escrita deste gênero textual é a melhor forma/técnica de se ensinar/aprender a produzir/criar e inserir o educando no mundo das produções textuais, pois sua vivencia estimula escritas do seu cotidiano, onde o aluno consegue transcrevê-los  de forma qualitativa, qualificando o educando para outros tipos de produções textuais.

10º – Não limitar quantidades de linhas numa produção textual: quando estamos escrevendo, devemos se deter no conteúdo solicitado para a produção do texto. Isto quer dizer que, o professor passará no quadro uma lista de questões que dê suporte ao educando em sua produção textual. Devemos considerar que eles precisam aprender a produzir textos qualitativos e não quantitativos, quando se refere a quantidades de linhas.